Qual é a diferença entre uma carteira fria e uma carteira quente?

que tipos de carteiras existem para salvar e armazenar criptomoedas físicas e carteiras online

Enquanto hot wallets são criadas online e a frase seed é exibida em sua tela com a senha de recuperação, carteras frias  ou cold wallets diferem porque durante o processo de criação de carteira, a frase seed de criação e recuperação nunca é exposta à internet, evitando assim que pode ser copiado por hackers usando vírus ou captores de tela.

Isso adiciona uma camada extra de segurança, já que não pode ser hackeado, e mesmo se sua carteira ou portal de câmbio for roubado, você não perderá suas criptomoedas.

Que tipos de carteiras existem?

Ao comprar uma criptomoeda em uma plataforma de câmbio ou criptomoeda, como Coinbase, Crypto.com ou Binance, você tem duas opções:

1- Plataforma de troca ou
«Exchange»: Depois de comprar suas criptomoedas, se você não fizer nada, suas criptomoedas serão hospedadas na Bolsa. Você pode acessar e ver facilmente o saldo ou fazer transações, mas NÃO será o verdadeiro dono de suas criptomoedas, pois não terá a chave privada ou a frase-semente de sua carteira.

Se o fizer, é uma troca importante e segura, terá sempre alguma garantia embora nunca tenha 100% de certeza e de evitar roubo ou pirataria. Caso perca o acesso ou não se lembre da senha, pode sempre pedir ao serviço técnico da aplicação ou ao seu site e solicitar a alteração da palavra-passe para poder voltar a aceder.

2- Carteira digital ou carteira quente é a próxima etapa, em que você se tornará o único proprietário de suas criptomoedas. É aí que você já deve saber o que é blockchain, o que é descentralização. Nesse momento, você será o único responsável por salvar sua chave privada e as 12 ou 25 palavras da frase semente para poder acessar sua carteira. Se você perder a frase-semente, NUNCA poderá obter suas criptomoedas de volta. Por isso, é melhor guardá-los do que escrevê-los no papel, para isso é aconselhável conseguir uma placa de metal para guardar com segurança a sua frase-semente.

3- A Carteira Fría o carteria Física é o sistema mais seguro para armazenar suas criptomoedas. Também conhecida como carteira fria, porque essa carteira ou bolsa não está permanentemente conectada à internet, você só a usará quando for fazer uma transação. Isso adiciona uma camada extra de segurança e evita que hackers possam acessá-lo quando você não estiver conectado à Internet. Além disso, mesmo se você perder, você sempre pode comprar outro novamente e, graças à frase semente, restaurá-lo novamente e conectá-lo à sua carteira anterior, obtendo acesso a todas as suas criptomoedas armazenadas. Claro, sempre mantenha sua frase-semente em uma placa de metal para evitar perdê-la em caso de inundação ou incêndio.

Por que devo mudar minhas criptomoedas da bolsa para uma carteira fria?

Se você tem suas criptomoedas em uma bolsa, você NÃO é o proprietário dessas criptomoedas. Para ser o verdadeiro proprietário de suas criptomoedas, você deve ter as chaves privadas e a frase-semente.

Em uma troca, você é apenas o proprietário de uma conta de usuário, mas em caso de roubo ou hackeamento, suas criptomoedas estarão em risco.

Com uma carteira fria você tem a vantagem de criar sua carteira sem acesso à internet e onde a frase semente nunca foi exposta a terceiros, nem publicada online.

Onde posso conseguir uma carteira física ou uma carteira fria?

Atualmente você pode encontrar todas essas marcas que oferecem carteiras físicas como Ledger, Bitbox02. Com essas carteiras físicas, você pode manter suas criptomoedas longe de hackers com segurança e privacidade. Adicione uma camada de segurança aos seus investimentos em criptomoedas.

Como você se interessou por carteiras frias, também pode se interessar por: